Caminhoneiros argentinos bloqueiam terminal de exportação em apoio a colegas brasileiros

A Receita Federal de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, informou na tarde desta quinta-feira, 22, que 150 caminhões com cargas para exportação estão parados dentro do porto, junto à fronteira com a cidade argentina de Paso de Los Libres.

Os caminhoneiros argentinos bloquearam a saída e entrada do Complexo Terminal de Cargas (Cotecar), em apoio à mobilização de caminhoneiros brasileiros que pedem que a Argentina deixe de exigir o teste RT-PCR negativo para a Covid-19 a transportadores internacionais. Os caminhoneiros argentinos querem também a antecipação da vacinação para a categoria.

Com receio da disseminação da variante brasileira da Covid-19, os governos da Argentina e do Chile determinaram que caminhoneiros que levem cargas apresentem teste com resultado negativo para entrar nos dois territórios. A exigência gerou críticas de transportadores por possíveis impactos no comércio.

As regras foram baixadas em 5 de abril no Chile. Na Argentina, a norma passou a valer no dia 14. Em ambos os casos, valem para caminhoneiros oriundos de qualquer país, não só do Brasil.

Ontem, a ponte que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres ficou bloqueada por seis horas, por decisão do governo da Argentina. O impasse começou após a exigência, pelo governo argentino, do resultado do exame RT-PCR negativo com até 72 horas de antecedência para ingresso no país.

Os caminhoneiros brasileiros, que estão parados na aduana de Uruguaiana, pedem um procedimento padrão na fronteira. Ou seja, que o governo brasileiro também exija o exame para os transportadores internacionais ou que a Argentina e o Chile deixem de pedir o exame.

❗Vídeo publicado em 22/04/21 no programa Rural Notícias

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

http://www.canalrural.com.br

Assista ao Mercado & Companhia e ao Rural Notícias de segunda a sexta através do Canal Rural pela TV.

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

#protesto #caminhoneiros #covid-19

You May Also Like