Capital paraense é a porta de entrada da Amazônia e rica na biodiversidade culinária

Quem mora em Belém (PA) já conhece bem o ritmo da cidade: chove todos os dias, e na mesma hora. É na capital que o mercado ver-o-peso se consolida como um importante patrimônio histórico, com uma gastronomia de dar água na boca. E também muitas histórias. As poções mágicas preparadas por “curandeiras” que misturam ervas, perfumes e outros segredos fazem sucesso.

Por lá, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira. Em Belém, o engenheiro agrônomo Francisco Ferreira, que é ribeirinho e estudioso da fruta, investiu no setor e construiu uma fábrica na cidade. “Eu vi no açaí, desde quando eu estava na faculdade, um potencial grande para a nossa região, por isso que eu sempre dei ênfase para valorizar o açaí”, conta.

Em outro ponto da capital, a equipe do Canal Rural foi conhecer o trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais, atividade desempenhada pelo engenheiro agrônomo Cléber Souza de Oliveira. Além do conhecimento na área de economia de agronegócio, Oliveira tem habilidade com tratos culturais, clima, solo, irrigação, escoamento e comercialização dos produtos. “Nós estamos na Amazônia, no estado do Pará, e aqui a questão fundiária e ambiental são pontos críticos na aquisição de imóvel rural”, frisa.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e Organização das Cooperativas Brasileiras. O programa vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.

❗Vídeo publicado em 11/09/2021

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

http://www.canalrural.com.br

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

You May Also Like