‘Ferrogrão pode racionalizar transporte de outras cargas agrícolas além do milho e soja’

O leilão da Ferrogrão deve acontecer no segundo semestre de 2021. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 27, pelo ministro da infraestrutura, Tarcisio de Freitas. Segundo ele, os entraves legais que estão impedindo o projeto serão superados. A ferrovia, que liga Mato Grosso e Pará, teve projeto enviado ao Tribunal de Contas da União no ano passado e, de acordo com Freitas, o empreendimento está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de uma consultoria internacional.

O Brasil, grande produtor de alimentos, precisa melhorar urgentemente sua logística para se tornar mais competitivo, mas esses projetos de novas ferrovias e rodovias, muitas vezes esbarram em questões ambientais.

Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a conciliação da necessidade de crescimento e preservação do meio ambiente é um sonho para a produção agrícola. “O Brasil tem o direito de fazer investimentos em infraestrutura e melhorar a logística, assim como a Europa e os Estados Unidos fizeram nas primeiras décadas do século passado”, afirma.

A Ferrogrão poderá promover o desenvolvimento da população com base na infraestrutura que aumenta a competitividade e reduz o preço dos insumos. “Essa ferrovia tem 933 km e vai melhorar bastante a racionalidade no transporte, não só de milho e soja, mas de açúcar, etanol e outros bens”, completa.

Outro benefício será a geração de empregos. E para explicar, Benedito exemplifica: “no dia 8 de abril foi muito bem-sucedido o leilão que cobre a concessão do trecho de Caetité a Ilhéus e, só nesse trecho, serão gerados 55 mil empregos e um investimento de R$ 3 bilhões”.

❗Vídeo publicado em 27/04/21 no programa Rural Notícias

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

http://www.canalrural.com.br

Assista ao Mercado & Companhia e ao Rural Notícias de segunda a sexta através do Canal Rural pela TV.

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

#ferrovia #ferrogrão #logística

You May Also Like