Manejo florestal sustentável faz parte do novo episódio do Agronomia Sustentável

O Brasil conta com 500 milhões de hectares de florestas naturais e plantadas, o que representa 59% de seu território, a segunda maior área verde do mundo. Então, nada melhor do que entender a importância dos engenheiros florestais na preservação da fauna e flora. Por isso, o nono episódio da segunda temporada da série Agronomia Sustentável visitou Belém (PA) e Macapá (AP).

“Para que todos entendam, o manejo florestal é o uso da floresta sem destrui-la”, define o engenheiro florestal Rodrigo Pereira Júnior.

O ensino florestal teve início em 1960 com a instalação do primeiro curso de graduação e, desde então, o curso tem evoluído. “O engenheiro florestal é primordial no licenciamento ambiental. Na utilização dos recursos florestais, faz de forma sustentável”, diz Jéssica Maciel, presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (Apef).

Belém possui 300 hectares de floresta protegida. No meio da capital paraense, está uma prova disso, no bosque Rodrigues Alves. “Hoje, o bosque apresenta um serviço de ecossistema muito importante para a população de Belém, principalmente para a região, onde ele consegue fazer a regulação climática da cidade”, afirma Alexandre Mesquita, engenheiro florestal.

Ainda na região Amazônica, a cidade de Macapá (AP) também ganha destaque na área de manejo florestal, e um forte aliado por lá tem sido o uso da tecnologia. O engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa, José Francisco, contribuiu para o desenvolvimento de um software para auxiliar na elaboração dos planos de manejo. “Esses dados são digitados no computador, e o software vai analisar e ajudar ele a selecionar, o que ele vai colher no manejo florestal.”

Mas e se o manejo florestal sustentável não existisse? “Com certeza a floresta estaria em uma situação bem difícil”, constata Marcos Dantas de Almeida, engenheiro florestal.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e Organização das Cooperativas Brasileiras. O programa vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

http://www.canalrural.com.br

Assista ao Mercado & Companhia e ao Rural Notícias de segunda a sexta através do Canal Rural pela TV.

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

You May Also Like