Ministro das Comunicações afirma que internet estará em 100% das escolas rurais

Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria inaugurou nesta quinta-feira, 20, o primeiro ponto de acesso gratuito à internet do programa Wi-Fi, Brasil no município de Santa Filomena (PI).

A infraestrutura será instalada em escola municipal do distrito de Sete Lagoas, localizado na zona rural, a 70 km de distância do município. Com ela, o ministério disse que vai levar conectividade para 40 famílias, beneficiando aproximadamente 200 pessoas.

“A população vai ter internet de graça porque é inclusão social, possibilita ganhar uma renda, estudar e trabalhar”, afirmou o ministro Fábio Faria, que na oportunidade anunciou a expectativa de aumentar a conectividade em escolas com programas como o Wi-Fi Brasil, que já conectou mais de 12,5 mil escolas em todo território nacional.

“No Brasil, nós temos 140 mil escolas, dessas 48 mil receberão internet 5G. Das escolas rurais, que são 50 mil, só restam no Brasil 13,5 mil sem internet e vamos zerar esse número em nove meses”, prometeu.

Histórico do programa no Piauí
Atualmente, há no Piauí 438 pontos de conexão do programa Wi-Fi Brasil. Já foram instaladas infraestruturas em 383 escolas, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Unidades de Segurança Pública, 8 assentamentos, 8 Telecentros e 11 nos demais pontos de inclusão digital.

A instalação inaugurada em Sete Lagoas permitirá conexão por satélite com capacidade de trafegar até 20 Mbps, que, de acordo com os valores de referência, é considerada uma alta velocidade de banda larga.

Um dos critérios para medir a qualidade da conectividade de uma região é a quantidade de domicílios que possuem acesso à internet banda larga fixa. No Piauí, no entanto, o meio mais utilizado pela população para acessar a internet ainda é o celular, que oferece somente serviços de dados móveis.

Além disso, somente 67,3% das residências do estado acessaram a internet de forma regular, segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse número está abaixo da média nacional de utilização regular da internet, que é de 82,7%. Em outro estudo, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2020, o Piauí ocupa a última posição no ranking dos municípios conectados a alguma infraestrutura de fibra ótica, o que ressalta o contexto de baixa qualidade da conexão de internet no estado.

O cenário da conectividade piauiense reforça a importância da iniciativa do MCom, que implementa infraestrutura de rede e promove o desenvolvimento socioeconômico no estado.

❗Vídeo publicado em 20/05/21 no programa Rural Notícias

✅ Gostou desse conteúdo?
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✔ Siga o Canal Rural nas redes sociais:
Siga o Canal Rural nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos:
Facebook: https://www.facebook.com/canalrural/
Instagram: https://www.instagram.com/canalrural/
Twitter: https://twitter.com/canalrural
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/canalrural/

Acesse o site do Canal Rural e fique por dentro de todas as notícias do mundo agro:

http://www.canalrural.com.br

Assista ao Mercado & Companhia e ao Rural Notícias de segunda a sexta através do Canal Rural pela TV.

Assista também pela sua TV:
NET: 185 e 685
Sky: 164
OiTV: 179
ClaroTV: 185
Parabólica Analógica: banda C na Star One C2
Parabólica Digital: Star One C2

#conectividade #agronegócio #5G

You May Also Like