Pecuária brasileira faz parte da solução climática, diz CEO da JBS

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, falou que pecuária brasileira faz parte da solução do desafio climático e de garantir o abastecimento de alimentos no futuro.

“O Brasil já tem uma pecuária moderna, mas ela pode ser ainda melhor com a adoção de novas técnicas, integrando a produção de proteína, grãos e reflorestamento. As fazendas brasileiras têm capacidade de sequestrar carbono, gerar saldos positivos”, disse.

Segundo o CEO da JBS, o mundo inteiro está se mobilizando para reduzir emissões de gases de efeito estufa, e o Brasil tem um papel fundamental neste cenário. “Somos um dos poucos países do mundo que pode produzir mais e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões. O Brasil tem a responsabilidade de ser um ator relevante e liderar todo o processo”, afirmou.

Net Zero
Em Glasgow, Tomazoni participou de um painel nesta quarta-feira, 3, com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e com o secretário-adjunto de Clima do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Freire.

A JBS, líder global no setor de proteína e segunda maior empresa de alimentos do mundo, assumiu em março deste ano o compromisso de se tornar Net Zero até 2040, ou seja, de zerar o balanço líquido de suas emissões diretas e indiretas de GEE.

Segundo o CEO da empresa, a JBS está sistematicamente acompanhando o que acontece no mundo e por isso adotou uma meta ousada. “Do jeito que as coisas são produzidas atualmente, o mundo não suportar. A ciência está mostrando que se a gente não limitar o aumento de temperatura em 1,5 ºC, nós vemos ter problemas graves. Estamos sufocando o planeta. A solução precisa ser urgente. E se é urgente, nós da JBS adotamos uma estratégia agressiva”.

Ainda na apresentação, Tomazoni disse que a JBS pretende mapear as práticas envolvendo as diretrizes ESG de todos os “fornecedores dos fornecedores” da cadeia de produção da empresa até 2025. “Estamos sempre nos guiando pela sustentabilidade”, explicou.

#COP26

You May Also Like