Preservação ambiental em Maceió e Teresina é trabalho árduo de engenheiros agrônomos

As praias e a paisagem de Maceió são de encher os olhos de quem chega na capital, um verdadeiro paraíso. Mas os contrastes com a falta de preservação também existem por lá e é nesse momento que entra em ação o trabalho da engenheira ambiental Kedyna Tavares.

A areia das praias e a região periférica da capital são os principais pontos de parada da profissional. Ela desenvolve um trabalho de conscientização junto à sociedade sobre os impactos causados pelo descarte inadequado do lixo. “É um trabalho árduo, porém, a gente consegue mudar a mente de algumas pessoas com relação ao modo como ela cuida e preserva aquele espaço”, reforça.

No oitavo episódio da segunda temporada do programa Agronomia Sustentável, mostramos, também, a preocupação do estudioso e escritor de livros sobre a recuperação dos manguezais em Alagoas, Paulo César Casado. “Muitos dizem que é uma das mais extraordinárias formações da natureza. Ele se manifesta de uma forma aonde as outras plantas não conseguem se desenvolver por causa do ambiente inóspito […]”, explica.

Agronomia e preservação

Em outro recorte da série, a equipe do programa foi à capital de Piauí, Teresina, onde agronomia e geologia se fundem. O profissional Érico Gomes, por exemplo, conhece bem as necessidades dos produtores com a escassez de água na região e a necessidade de preservação. “Como profissional, como professor, veio aquela ideia de trabalhar um projeto para recuperar e aumentar a vazão das nascentes”.

Uma outra abordagem é a importância do trabalho desenvolvido pelo agrimensor Ronildo Brandão na pavimentação de ruas da capital. “Aqui não existe mais nenhuma rua com estrada de chão, todas as ruas estão pavimentadas, com paralelepípedo ou com asfalto […]”, diz.

A agrimensura é uma especialidade exercida por parte dos profissionais do Sistema Confea/CREA. Segundo o presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, as profissões estão interligadas. “Você liga campo, cidade e liga profissões. Acho que isso é fundamental neste processo”, define.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e a Organização das Cooperativas Brasileiras. O programa vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.

You May Also Like