Tereza Cristina: Agropecuária sustentável é parte da solução para mudança do clima

Durante seu discurso para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), nesta segunda-feira, 1º, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou as ações sustentáveis da agricultura brasileira. Ainda segundo a ministra, a produção agrícola, seguindo os preceitos de conservação do meio ambiente, pode ajudar o planeta com os principais desafios da atualidade. O discurso foi gravado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e transmitido durante a COP26.

“A agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução para um duplo desafio: mudança do clima e segurança alimentar”, disse Tereza Cristina em seu discurso.

Meta é reduzir emissões de gases em 50% até 2050, diz Leite na COP26
A titular da pasta da Agricultura também ressaltou as ações brasileiras que contribuem para que o país seja uma potência agroambiental. A agricultura tropical desenvolvida em território nacional colocou o Brasil em um novo patamar na produção mundial de alimentos, segundo a ministra.

“A partir de investimentos na tropicalização de variedades de plantas e animais, no desenvolvimento de práticas produtivas adaptadas às condições naturais do nosso território e na qualificação de nossos produtores, deixamos de ser um país importador líquido de alimentos e atingimos a condição de terceiro maior exportador mundial de alimentos, fibras e bioenergia”.

Tereza Cristina ainda ressaltou os investimentos feitos em pesquisa na área agropecuária, com destaque para uma das produções mais sustentáveis do planeta.

“Sobre esse ponto, quero aqui recordar o pioneirismo do Brasil no desenvolvimento de uma agropecuária de baixa emissão de carbono, que inclui, mas não se limita, à disseminação de tecnologias como o Sistema Plantio Direto, essencial para o sequestro de carbono no solo, e de inovações como a Fixação Biológica de Nitrogênio”, destacou a ministra.

You May Also Like